quinta-feira, 27 de agosto de 2009


A aplicação das leis brasileiras


No Brasil as leis são aplicadas de acordo com a importância da pessoa em questão.
Esta semana foi preso pela Polícia Federal um banqueiro famoso junto com outros acusados e após a prisão o Presidente do Supremo Tribunal Federal veio a público dar sua opinião contrária a prisão e já dizendo que daria a liberdade assim que o pedido fosse feito.

Pessoas são presas injustamente e não se vê nenhuma autoridade do judiciário protestar. Há algum tempo a imprensa noticiou que um homem havia sido preso porque retirou uma casca de árvore e uma mulher pegou um ano de prisão por roubar um pote de margarina em um supermercado.

A lei seca está levando muitas pessoas à prisão, mesmo não tendo cometido nenhuma infração e nunca se envolvido em algum ato ilegal. Enquanto isso outras pessoas que tenham avançado o sinal vermelho, feito ultrapassagem em local perigoso, conduzido o veículo em velocidade acima do permitido, tenha ingerido drogas ilícitas não será preso, no máximo terá que pagar multa de trânsito.

Nos últimos anos, muitas figuras importantes foram presas e logo depois libertadas e nunca se viu falar que algum deles tenha sido condenado. A última condenação que se tomou conhecimento foi a do operador do mensalão Marcos Valério que foi condenado a pagar dois salários-mínimos e alguns meses de serviço comunitário e ainda declarou que iria recorrer por achar a pena injusta.

As leis têm aplicação relativa, depende da quantidade e da importância dos advogados contratados para fazer a defesa, quem tiver pouco dinheiro corre o risco de pegar penas mais pesadas.


Vídeo: Leis brasileiras não atendem aos anseios da sociedade
http://tv.estadao.com.br/videos,LEIS-BRASILEIRAS-NAO-ATENDEM-AOS-ANSEIOS-DA-SOCIEDADE,66844,260,0.htm

Nenhum comentário: