quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Propostas para uma boa escrita jornalística em ambientes portáteis

A popularização de aparelhos móveis como telefones celulares, smartphones e a criação de serviços de diferentes ramos para esse meio sugerem o desenvolvimento de pesquisas em torno da apresentação de conteúdo de qualquer espécie para ambientes móveis, tentando não só possíveis maneiras de se construir uma boa informação, mas também como ela será levada ao receptor e o modo como este a receberá.


Com o uso de smartphones e de PDAs como suporte à Web, sítios e serviços noticiosos interessantes criados exclusivamente para esses aparelhos estão se tornando comuns.
A partir da idéia dos quatro grandes canais móveis, a identificação de alguns tipos de veículos torna-se mais fácil:Notícias em tempo real (hard news)
via SMS – Nesse modelo, as notícias são enviadas em texto via SMS e o leitor paga por elas. A assinatura desse serviço é feita a partir do próprio aparelho ou através do site convencional do veículo emissor.
Revistas portáteis via páginaWeb são similares aos sítios portáteis de notícias em
tempo real, porém, em geral com um apelo visual maior e cheias de páginas navegáveis e recursos audiovisuais. Nesse modelo, o acesso ao conteúdo pode ou não ser cobrado.


A escrita para dispositivos móveis é certamente diferente daquela para o
meio impresso ou até mesmo da realizada no meio online convencional. Algumas das diferenças mais visíveis estão relacionadas às limitações de tamanho do visor, de largura de banda de comunicação e de poder de processamento. No entanto, apesar de tais limitações nítidas, existem algumas dicas textuais como formatação do corpo e estruturação em blocos que podem ser tranqüilamente absorvidas do meio online
tradicional.


Os textos do webjornalismo tradicional e do portátil tem diferenças centradas na
questão espacial, visto que os dois ambientes carregam praticamente as mesmas características naturais,o que sugere um aproveitamento e um desenvolvimento do meio similares, mas exige um tratamento textual particular.


É possível chegar a conclusões no que diz respeito a uma boa escrita jornalística para ambientes portáteis. Tais conclusões não devem ser tratadas como leis e nem mesmo representam a totalidade da escrita portátil. O assunto, na verdade, ainda caminha e está muito distante do esgotamento. Certamente, novas situações e novos atributos para uma melhor escrita irão surgir. Portanto, ao jornalista que se deparar com esse meio, caberá refletir constantemente sobre as proprieda-
des textuais mencionadas e sobre um abraço de possíveis novas.Escrever para as mídias portáteis e desenvolver conteúdos granulares é estudar constantemente a evolução do meio e dialogar com a objetividade, com a ética e com o bom senso. Escrever para o meio portátil é um exercício contínuo de construção de notícias.

Nenhum comentário: