sábado, 6 de junho de 2009



Caxambu se candidata a Patrimônio da Humanidade

Depois de Ouro Preto e Diamantina, que foram tombadas pelo seu acervo histórico, agora é Caxambu a cidade de Minas Gerais que se candidata para se tornar Patrimônio da Humanidade. As razões para o município receber tal nomeação seriam a quantidade e o teor de suas águas.
Representantes da cidade começam a se mobilizar, a fim de reunir documentos que comprovem ser Caxambu o detentor do “maior complexo hidromineral do planeta”, além de registros que também comprovem a eficácia medicinal das águas minerais ali existentes.
O maior entusiasta desse possível novo título é o atual prefeito da cidade, Luiz Carlos Pinto (PHS), médico de profissão e conhecedor das propriedades curativas das águas de Caxambu.

Segundo ele, este acervo líquido e gasoso não é apenas o maior patrimônio do município, mas do “Estado, do país e do mundo”, uma vez que a água é a maior fonte de vida do planeta, e aquelas com propriedades especiais, curativas e concentradas em um mesmo local, têm de ser preservadas para toda a humanidade.

No Parque das Águas, localizado no centro de Caxambu, são encontradas 12 fontes de águas minerais e um gêiser com propriedades químicas diferentes umas das outras. Cada uma delas possui uma arquitetura peculiar e todas já são tombadas pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha).
Por ser o único município a contar com um manancial de 12 fontes de água mineral natural, o prefeito também lembra da importância do esforço múltiplo entre o poder público e iniciativa privada, para que se inicie essa coleta de materiais e documentação que possam resultar em um projeto que justifique o tombamento. Uma vez declarada Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Caxambu terá maior facilidade em obter recursos de organizações internacionais. Além disso, ainda pode atrair investimentos privados e públicos, que irão fomentar o turismo local, que é uma das principais fontes da economia da cidade.

Nenhum comentário: