sexta-feira, 8 de maio de 2009

Fichamento de como sobreviver web 2.0

Fichamento do livro digital ´´Jornalismo 2.0 como sobreviver e prosperar:
Um guia de cultura digital na era da informação´´.
Autor: Mark Briggs

Síntese do primeiro capítulo:

O autor Mark Briggs, diz no primeiro capítulo a importância de conhecer bem a base da internet, como siglas e expressões técnicas usadas na informática por profissionais da área jornalística para compreenderem e usarem esses termos para terem sucesso na profissão.

´´Pense nos muitos conceitos difíceis que você teve de usar ao exercer a função de repórter, fotógrafo ou administrador. Tecnologia não é uma área muito mais complexa do que, por exemplo, a gerência de padrões de crescimento econômico, a lei sobre transparência em decisões públicas¹ ou o cálculo dos ponto obtidos por um lançador, não baseados em erros do adversário, durante uma partida de beisebol. Você é inteligente - você só tem de abrir sua mente para algo novo. (introdução: Prato do dia? Sopa de siglas, pag 16 - Cap. I).


Síntese do segundo capítulo:

O segundo capítulo mostra uma visão básica das novas tecnologias e web sites como my space, flickr, ohmynews, wikipedia e del.icio.us que alteraram a forma pela qual as pessoas consomem notícias e informação, bem como o significado desta mudança para os jornais.
É citada uma passagem muito interessante nesse capítulo que diz que os editores da web estão criando plataformas ao invés de conteúdo, já os usuários estão criando conteúdo.

´´A Web naturalmente tem uma dinâmica e o Google está alinhado com ela”, escreveu o au-
tor Paul Graham5 que foi citado no livro “The Long Tail” de Chris Anderson. “Esta é a razão
pela qual seu sucesso parece ter sido alcançado com tão pouco esforço. Eles estão tiran-
do proveito do vento para navegar, em lugar de ficarem sentados passivamente rezando pe-
la continuidade de um modelo de negócio, como faz a imprensa escrita, ou tentando nave-
gar contra o vento, como fazem a Microsoft e as gravadoras quando decidem processar
clientes acusados de copiar músicas ou filmes.´´(Web 2.0, pag 32 - Cap. II, parágrafo quarto).


Síntese do terceiro capítulo:

O Treo, o Blackberry e o iPod mudaram para sempre a forma pela qual nosso público
acessa a mídia. Este capítulo vai dizer como as pessoas estão usando esses e outros
brinquedos para acessar conteúdos produzidos por você e como tornar seus conteúdos
mais accessíveis a elas.

Nenhum comentário: